Temperatura de serviço de vinhos.

Acertar na temperatura de serviço dos vinhos agrega valor ao produto, ao trabalho de organização do evento, e o mais importante, na percepção dos convidados. É bom manter as bebidas em um ambiente organizado e deixar que elas gelem por pelo menos 12 horas antes do evento em refrigeradores apropriados. Caso isso não seja possível, o vinho deve ficar imerso em gelo por cerca de 2 horas antes do serviço.

Existem tantas variantes para o serviço do vinho que outros posts são necessários para esse tema, mas o mais importante é a temperatura e a ordem básica: espumantes, vinhos brancos, vinhos rosados, vinhos tintos, vinhos ou espumantes doces, vinhos fortificados e destilados. Sempre acompanhados de água fresca.

No Brasil é muito comum irmos direto para o vinho tinto, e não há problema nenhum nisso. As temperaturas são uma referência de como a bebida deve ser apreciada, o serviço depende da formalidade do evento, caso necessário existem muitos tipos de termômetros para vinhos que podem ser utilizados. Lembre-se também de que como estamos em um clima quente, os vinhos esquentam rapidamente portanto o ideal é fazer o serviço logo após a retirada da garrafa da refrigeração. Nos países onde a temperatura ambiente é mais baixa, o vinho pode ser servido sem refrigeração, mas isso não quer dizer que esta regra vale para nosso clima.

Segue a tabela:

SERVIÇO-VINHO

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+